domingo, 10 de agosto de 2008

Psicologia Transpessoal

Mark Rothko
A Psicologia Transpessoal vê o ser humano como um ser bio-psico-social, espiritual e cósmico. Foi oficializada em 1968 por Abraham Maslow, Stanislav Grof, Viktor Frankl entre outros profissionais que identificaram na natureza humana uma percepção que vai além do pessoal.

Esta dimensão trans-pessoal transcende a dualidade e traz a experiência da unidade, possibilitando a expressão de um ser mais íntegro e pleno.  

A Psicologia Transpessoal amplia e integra recursos de várias abordagens psicológicas, trabalha com diferentes estados de consciência incentivando o desenvolvimento dos aspectos saudáveis do Ser e o acesso a sua dimensão espiritual.

A espiritualidade, vista como uma pulsão à transcendência, é um processo natural e inerente a todos os seres humanos, é o que nos faz buscar sentido em nossa existência.

Existem várias abordagens psicológicas, a abordagem transpessoal utiliza inúmeros recursos que auxiliam o consulente a acessar os aspectos positivos e negativos de sua vida e a dar um sentido a sua existência integrando corpo e mente, o social e o individual, possibilitando novos horizontes de experiências e criatividade.

Além da intervenção verbal, esta abordagem faz uso da visualização, sonhos, arte e terapia expressiva, e outras técnicas corporais e projetivas que ajudam o consulente a compreender seu problema ou conflito como uma oportunidade de crescimento e transformação.



A Consulta de terapia transpessoal centrada no corpo, a arte como recurso terapêutico com enfoque gestáltico.

Utilizo em meu trabalho a terapia transpessoal com ênfase em trabalhos corporais neo-reichianos e terapia expressiva, complementando o trabalho com arte e com as práticas naturais ou integrativas.
O enfoque principal é o apoio ao sofrimento psíquico, o acolhimento terapêutico das dificuldades emocionais que o indivíduo possa estar vivenciando.
O objetivo é fazer com que a pessoa se conecte com o seu curador interno, desenvolvendo o autoconhecimento e o cuidado consigo mesma. Para este fim são utilizadas técnicas terapêuticas junto ao trabalho corporal, arte e terapia, movimentação, respiração e silêncio.

A duração da sessão é de 1:30 h.

Para mais informações escreva para transformar@hotmail.com 
ou  via facebook www.facebook.com/artetransformar

Para saber mais:

Vídeo Psicologia Transpessoal - Stanislav Grof explica o que é a Psicologia Transpessoal. As visões da ciência e os paradigmas emergentes, as influencias das antigas escolas da Grécia na construção do pensamento científico e filosófico ocidentais. Os diferentes olhares sobre o fenômeno da consciência e do Universo.

Vídeo Claudio Naranjo Orientações para o Buscador

Psicologia Transpessoal - WikipédiA





Nenhum comentário: